A ideia por trás das dietas detox geralmente é a eliminação de toxinas do corpo através de certos alimentos, líquidos e práticas alimentares. No entanto, há uma série de razões pelas quais uma pessoa pode querer reconsiderar a ideia de fazer uma dieta detox:

Importante que você saiba:

  1. Falta de Evidências Científicas Sólidas:
    • Muitas dietas detox carecem de apoio científico robusto. O corpo humano possui seus próprios sistemas naturais de desintoxicação, principalmente através do fígado e dos rins. Não há necessidade de métodos extremos de desintoxicação, pois o corpo já é eficiente nesse processo.
    • Nós defendemos que comer alimentos frescos, ricos em fibras, ricos em anti-oxidantes, alimentos anti-inflamatórios, preparados na hora, com ingredientes direto da terra, orgânicos, tudo isso pode sim te ajudar.
  2. Restrição Calórica Extrema:
    • Algumas dietas detox envolvem restrições calóricas significativas, o que pode levar à perda de peso rápida, mas geralmente é devido à perda de água e músculo, não de gordura. Restrições calóricas extremas podem ser prejudiciais à saúde, causando deficiências nutricionais e afetando negativamente o metabolismo.
    • Não será uma dieta extrema, você terá 5 refeições ao longo do dia. Não é sobre passar fome, é sobre comer uma comida lindamente decorada, gostosa e temperada, você sabe, todo mundo sabe, a gente come muito mais que deveria. Um pouco de disciplina e horários para comer não faz mal a ninguém. 
  3. Falta de Nutrientes Essenciais:
    • Algumas dietas detox excluem grupos inteiros de alimentos, o que pode resultar na falta de nutrientes essenciais como proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Isso pode levar a desequilíbrios nutricionais e ter efeitos adversos na saúde a longo prazo.
    • Nosso cardápio é o oposto você vai comer mais de 200 novos ingredientes no final dos 5 dias.
  4. Efeito Yo-Yo:
    • Dietas detox muitas vezes proporcionam resultados rápidos, mas esses resultados podem ser temporários. Quando as pessoas retornam aos seus padrões alimentares normais, muitas vezes recuperam o peso perdido, levando a um ciclo de ganho e perda de peso, conhecido como efeito yo-yo.
    • Teremos aulas de culinária a noite para que você aprenda receitas e técnicas que poderão te ajudar a continuar a se alimentando melhor.
  5. Potencial para Desencadear Distúrbios Alimentares:
    • Dietas detox que promovem comportamentos alimentares restritivos podem aumentar o risco de desenvolvimento de distúrbios alimentares, como transtornos alimentares restritivos ou compulsivos.
  6. Falta de Sustentabilidade a Longo Prazo:
    • Muitas dietas detox são projetadas para serem seguidas por um curto período. No entanto, mudanças sustentáveis na dieta e no estilo de vida são mais eficazes para a saúde a longo prazo do que soluções rápidas.
    • Quando acabar os 5 dias de detox, você vai ter uma sensação que viveriam comendo assim todos os dias. Não é sobre restrição, é sobre fartura de cores, texturas, novos sabores novas cores, novos cheiros.
  7. Possíveis Efeitos Colaterais Adversos:
    • Algumas dietas detox podem causar efeitos colaterais adversos, como fadiga, tontura, irritabilidade, problemas gastrointestinais e outros desconfortos.
    • Isso não podemos evitar, 80% pessoas sentem dores de cabeça pela ausência do café e se você consumo álcool com frequências poderá se sentir mal durante a semana detox, seu intestino poderá mudar um pouco, normalmente o bem estar vem depois de 3 dias.

Nós queremos te ensinar que comer saudável pode ser gostoso.

O que é comprovado?

Fornecimento de Nutrientes Essenciais:

Alimentos frescos, como frutas, vegetais e grãos integrais, são ricos em nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, minerais e fibras. Consumir uma variedade de alimentos frescos ajuda a garantir a ingestão adequada desses nutrientes, essenciais para a saúde.

Antioxidantes e Fitonutrientes:

Frutas e vegetais frescos são fontes ricas de antioxidantes e fitonutrientes. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes que combatem o estresse oxidativo no corpo, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

Fibras para a Saúde Digestiva:

Alimentos frescos, especialmente aqueles ricos em fibras, promovem a saúde digestiva. As fibras auxiliam no funcionamento adequado do trato gastrointestinal, prevenindo constipação e promovendo uma microbiota intestinal saudável.

Redução de Substâncias Nocivas:

Alimentos frescos muitas vezes contêm menos aditivos, conservantes e outros produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em excesso. Optar por alimentos frescos pode ajudar a minimizar a ingestão dessas substâncias.

Benefícios Cardiovasculares:

Uma dieta rica em alimentos frescos, particularmente aqueles ricos em fibras, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Controle do Peso Corporal:

Alimentos frescos, especialmente quando compõem uma dieta equilibrada, podem ajudar no controle do peso corporal. Eles tendem a ser menos calóricos e mais ricos em nutrientes em comparação com alimentos processados e altamente refinados.

Prevenção de Doenças Crônicas:

Estudos científicos associam o consumo regular de alimentos frescos à redução do risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.

Melhora na Função Cognitiva:

Algumas pesquisas sugerem que uma dieta rica em alimentos frescos, especialmente aqueles com propriedades antioxidantes, pode estar associada a uma melhor função cognitiva e redução do risco de declínio cognitivo relacionado à idade.

Não faça nossa semana Detox se:

Não faça nossa Semana Detox se você não pensa em mudar seu estilo de vida e pensa apenas em emagrecer. 

Não faça nossa semana detox se você não esta aberto a introduzir novos hábitos saudáveis na sua vida.

Não faça nosso detox se você não suporta comer vegetais e saladas

Não faça nosso Detox se você esta abaixo do peso

Não faça nosso detox se você for abaixo de 16 anos, e mesmo acima de 16 anos apenas com a presença dos seus pais.

Não faça a semana detox se você esta tomando algum tipo de medicamento controlado que tem incompatibilidade com mudanças na sua alimentação.

Não faça se você esta amamentando ou está grávida.

Faça detox se você:

- Quer aprender novas receitas

- Se você quer conhecer novas pessoas que buscam um estilo de vida saudável

- Se você busca melhorar a diversidade dos alimentos do seu dia a dia.

- Quer aumentar o consumo de alimentos frescos 

-Se você quer parar de consumir álcool  por 5 dias

- Se você busca melhorar sua vida como um todo e fazer uma imersão em hábitos saudáveis e que irão lhe ajudar a prevenir doenças que podem ser impactadas com alimentos frescos, orgânicos, preparados na hora. Rico em fibra, substâncias nutracêuticas e anti oxidantes.

Nosso Chef


Daniel Francisco de Assis

Engenheiro Ambiental
Chef de Cozinha
Autor do Livro Suco Vivo

Faça seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Descontos especiais para membros da nossa Comunidade

Entre para nosso grupo do zap

Lista de espera Você gostaria de ser avisado, caso alguém desista?